streaming de games pelo google chrome
Streaming de
games
A Google acaba de anunciar um novo serviço para streaming de
videogames. A nova plataforma foi batizada de Project Stream e traz uma
proposta análoga a de outras companhias, como Sony e Nvidia. Em suma, trata-se
de permitir que mesmo alguém com um computador modesto possa encarar títulos
pesos-pesados de última geração, sendo necessária apenas uma conexão parruda
com a internet — já que todo o processamento é feito pelos computadores do
provedor do serviço.
Atualmente em fase de testes, o Project Stream deve
funcionar exclusivamente através do navegador Chrome, baseado em um esquema de
assinatura mensal. Embora o modelo traga também a vantagem de não ser
necessário baixar de uma só vez as dezenas de GB de um jogo blockbuster, a
necessidade de uma conexão rápida e confiável é incontornável — um desafio
geral que também precisará ser abordado pela Google.
Conforme explicou a companhia ao apresentar o novo projeto,
questões como buffering e latência são vitais para o processo de streaming de
games. “Quando assistindo a TV ou a filmes, o consumidor fica confortável até
mesmo com alguns segundos de buffering [carregamento temporário em memória] no
início, mas o streaming de jogos em alta qualidade requer medidas de latência
de milissegundos, sem degradação gráfica”, explicou a gerente de projeto
Catherine Hsiao.
Bem, a julgar pelo resultado prévio demonstrado pela Google,
o Project Stream parece mesmo capaz de contornar o desafio que tirou do mercado
o pioneiro OnLife, há alguns anos. Senão, confira acima o vídeo com alguns
trechos de Assassin’s Creed: Odyssey rodando através do
Chrome. Resta saber quem será a primeira empresa a realmente popularizar o
streaming de games –—lembrando que serviços como o Nvidia GeForce Now também se
encontram em fases de testes Beta.
Fonte: google blog
A Google encerrou nesta segunda-feira (21) os
testes da versão streaming de Assassin’s Creed Odyssey, seu
primeiro experimento no mundo de jogos nesse formato. O game podia ser jogado
diretamente pelo Chrome, sem a necessidade de downloads adicionais, desde que o
usuário tivesse uma internet de, pelo menos, 25 megabits por segundo, o mínimo
citado pela companhia para aguentar a transmissão dos dados.
Se tudo funcionasse bem, a ideia da companhia era de que os
jogadores teriam acesso a uma versão 1080p de Assassin’s Creed Odyssey,
rodando a 60 quadros por segundo e com interação imediata entre controle e
imagem, como se o título estivesse rodando localmente. A Google não comentou
sobre os resultados do teste, mas, ao longo dos meses de experimento, a
experiência de usuários foi agradável, principalmente nos países com internet
mais veloz e maior estrutura da companhia.
Estrutura é justamente a palavra de ordem aqui. Com o
Project Stream, nome que a iniciativa recebeu, a Google deseja aproveitar sua
gigantesca base de servidores e máquinas conectadas para entrar de cabeça no
mundo dos games, abrindo as portas para que qualquer um possa aproveitar os
títulos mesmo sem ter um PC gamer. Iniciativas de streaming, entretanto,
normalmente patinam em termos de conectividade, principalmente em relação ao
lag entre controle e imagem.
Isso se deve ao fato de nada estar sendo rodado localmente.
Todo o processamento do game acontece nos servidores da companhia e é
transmitido para a máquina do jogador como um vídeo, enquanto os comandos do
controle são enviados de volta. É aí que entra a questão do lag, afinal de
contas é preciso garantir uma resposta rápida para o joystick, caso contrário a
experiência se torna injogável.
Ao encerrar os testes do Project Stream, a Google agradeceu
aos participantes. Quem jogou mais de uma hora receberá uma chave para download
gratuito de Assassin’s Creed Odyssey (os dados salvos no
serviço, porém, não podem ser recuperados) e créditos para a loja online Google
Play.
Enquanto isso, o futuro permanece incerto, tanto devido ao
fato de a Google não ter comentado sobre os resultados preliminares, assim como
também não disse se vai voltar a trabalhar com jogos por streaming. A parceria
com a ubisoft para Assassin’s Creed Odyssey foi uma
surpresa e, quem sabe, outras desse tipo não estejam pelo caminho. No momento,
porém, não se sabe de nada.
Fonte: Google
Project steam
Google has just announced a new service for streaming video games. The new platform was named Project Stream and brings a proposal similar to that of other companies, such as Sony and Nvidia. In short, it is a question of allowing even someone with a modest computer to face next-generation heavy-weight titles, requiring only a broad internet connection - since all processing is done by the computers of the service provider.
Currently in the testing phase, Project Stream should work exclusively through the Chrome browser, based on a monthly subscription scheme. Although the model also has the advantage of not having to download the tens of GB of a blockbuster game at once, the need for a fast and reliable connection is a must - a general challenge that Google also needs to address.
As the company explained in introducing the new project, issues such as buffering and latency are vital to the streaming of games. "When watching TV or movies, consumers are comfortable even with a few seconds of buffering at the beginning, but high-quality streaming of games requires millisecond latency without graphic degradation," he explained. project manager Catherine Hsiao.
Well, judging from the previous Google-proven result, Project Stream really seems to be able to bypass the challenge that the pioneering OnLife has taken away from the market a few years ago. Otherwise, check out the video with some excerpts from Assassin's Creed: Odyssey running through Chrome. It remains to be seen who will be the first company to really popularize streaming games - noting that services like Nvidia GeForce Now are also in Beta testing phases.
Source: google blog
NEW YORK (Reuters) - Google Corp. (NYSE: AP) ended Monday testing the streaming version of Assassin's Creed Odyssey, its first ever gaming experiment in that format. The game could be played directly by Chrome, without the need for additional downloads, as long as the user had an internet of at least 25 megabits per second, the minimum cited by the company to handle the transmission of data.
If all worked well, the company's idea was that players would have access to a 1080p version of Assassin's Creed Odyssey, running at 60 frames per second and with immediate interaction between control and image, as if the title were running locally. Google did not comment on the test results, but over the trial period the user experience was pleasant, especially in the fastest growing and fastest-growing countries in the world.
Structure is just the watchword here. With Project Stream, the company's name, Google wants to take advantage of its massive server base and connected machines to enter the world of games, opening the door for anyone to enjoy the titles even without a PC gamer. Streaming initiatives, however, usually skim in terms of connectivity, especially in relation to the lag between control and image.
This is due to the fact that nothing is being rolled locally. All processing of the game takes place on the company's servers and is transmitted to the player's machine as a video, while control commands are sent back. This is where the lag comes in, after all you have to ensure a quick response to the joystick, otherwise the experience becomes unplayable.
Upon terminating Project Stream testing, Google thanked participants. Anyone who has played for over an hour will receive a free download key from Assassin's Creed Odyssey (data saved on the service, however, can not be recovered) and credits to the Google Play online store.
Meanwhile, the future remains uncertain, both due to the fact that Google has not commented on the preliminary results, nor did it say whether it will return to work with streaming games. The partnership with ubisoft for Assassin's Creed Odyssey was a surprise and, perhaps, others of this kind are not on the way. At the moment, however, nothing is known.
Source: Google Project steam
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